quarta-feira, 24 de junho de 2009

QUARTO DO BEBÊ





“Não se conhece o amor antes de ter um filho”. Eu disse essa frase quando meu primeiro filho nasceu. Ouvir o primeiro choro é indescritível, não sei se consigo fazer alguém entender o que eu senti quando ele parou e ficou quietinho para me ouvir falar: “Seja bem vindo meu amor, a mamãe te ama!”. Fiquei pequena, diante do atento silêncio dele para ouvir a minha voz, e numa explosão dos maiores sentimentos já vividos eu me permiti chorar. Repeti a experiência com a minha segunda filha e tudo continua sendo inexplicável, grandioso. Ela também calou, eu também chorei, muuuitooo (risos).

Filhos são mesmo a melhor coisa da nossa vida!A melhor!


Fonte:CASA COR GOIÂNIA por Ticiane Sterfenoni

O ninho que espera este novo ser, tão amado, tão importante e frágil, não basta ser o lugar mais belo do mundo, precisa ser um lugar saudável, seguro, aconchegante, traduzir todo o seu amor.

Não se deve criar o bebê em uma redoma de vidro, mas cuidados básicos, conceituados em um projeto que mantenha distante ácaros e fungos, que esteja protegido de ruídos ou luz além do recomendável e esteja atento à segurança do bebê e principalmente à rápida assistência às suas necessidades é muito, muito importante.

O bebê passa tempo demais em seu quartinho, ali estão os primeiros elementos de proximidade com o mundo, naquele espaço ele receberá os primeiros estímulos de todos os seus sentidos, é onde todo o desenvolvimento daquele ser começa.

A funcionalidade de um projeto para bebês, normalmente está interligada à idéia de que muitas vezes quanto menos melhor.

Às vezes o choro excessivo, a inapetência e o sono intranqüilo, são causados por um quarto com muita informação visual, concebido com cores consideradas belas mas inadequadas, entre outras possibilidades provenientes de erro projetual.

A ajuda de um bom profissional de Design de Interiores pode facilitar a vida de pais e bebê neste momento inicial de adaptação ao novo mundo.



Vou relacionar aqui, algumas dicas importantes:

VENTILAÇÃO:

Um quarto arejado traz conforto e evita o terror da maioria das mamães, a morte súbita.

Mas atenção, muito cuidado com a corrente de ar, no quarto, descubra o caminho que o vento faz, não é difícil identificar, a corrente do ar fica em linha reta entre porta e janela, considere a largura da janela e posicione o berço fora deste ‘caminho do vento’,pois manter o bebê nesta área pode o conferir desconforto térmico e/ou doenças respiratórias.

ILUMINAÇÃO:

Nosso cérebro foi programado para ‘acordar’ ao menor sinal de luz, é assim desde o tempo das cavernas, o sol nos acorda, então mesmo que durmamos com iluminação fraca, o cérebro vai entender que deve estar em sinal de alerta ou seja tanto nós como os bebês vamos dormir, mas não vamos utilizar a máxima capacidade de relaxamento do nosso cérebro, o que resulta em maior cansaço e irritação no dia seguinte.

A dica é utilizar um dimmer (interruptor com regulador de intensidade de luz) para ir diminuindo a iluminação e o ritmo do bebê na hora de mamar e dormir.

Para um melhor soninho durante o dia, o ideal é que se escolha cortinas levinhas que apenas filtram a luz mas não escurecem demais, assim não confundem o cérebro do bebê, nem o permite trocar o dia pela noite (um acontecimento bem comum entre as mamães menos previnidas), além de facilitar a limpeza.

Fonte: www.padecendonoparaiso.wordpress.com

REVESTIMENTOS:

PAREDE :Particularmente, eu acho o papel de parede, acompanhado ou não dos tradicionais lambris de madeira, de longe a opção mais eficiente em revestimento de parede.

O papel impede a proliferação de micro-organismos. O mofo é contido em caso de umidade e até de infiltração; o papel segura bem esse tipo de problema até ser percebido e resolvido, o que evita a exposição do bebê à agentes perigosos à sua saúde.

O papel de parede tem durabilidade de três a quatro vezes maior que a tinta.

Peças para aplicação em mdf sobre parede pintada são lindas, mas precisam de limpeza com um pano úmido, dia sim, dia não, pois nos enganam visualmente e acumulam pó. Às vezes o quartinho ta todo limpo e o bebê apresenta irritabilidade respiratória, sem que os pais percebam que o problema vem do aplique que contorna todo o quarto, se houver cuidado, não tem porquê não usar.

A escolha das cores e estímulos visuais deve ser feito com cautela. As estampas e tons devem trazer sensação de leveza, conforto visual e não de estímulo. O estímulo com cores que aguçam a percepção do pequeno deve ser feito através de brinquedos, que em momentos de relaxamento serão retirados do campo de visão do bebê.

PISO: Deve-se observar que o piso do quarto será elemento de grande exploração do bebê nos próximos anos. Por um bom tempo suas mãos e joelhinhos explorarão velozmente cada cantinho do quarto, até atingir equilíbrio e ter seus pezinhos em diversos ritmos por todo aquele lugar.

O mercado oferece inúmeras opções.

Pisos vinílicos são excelentes mas vale lembrar que onde se coloca o móvel haverá marcação devido ao peso. Os laminados são fáceis de limpar e mais aconchegantes termicamente que os porcelanatos e revestimentos cerâmicos.


Fonte: JP Móveis

COR E TOM:

É de total importância o equilíbrio entre as cores escolhidas e o tom desejado.

Para se projetar um ambiente seguro, confortável e eficiente, torna-se essencialmente importante conhecer o estudo das cores.

Conjugando adequadamente os fatores cognitivos, físicos e psíquicos, é possível se projetar entendendo que a coloração de um ambiente vai muito além das características estéticas, estando intrinsecamente ligada a usabilidade do espaço dedicado ao bebê.

Desde a antiguidade o homem faz uso da cor em seus ambientes. Há muitos séculos, filósofos e pesquisadores estudam a ligação e influência dela no comportamento humano.

Na prática, o tratamento cromático dos ambientes implica conhecer não só como "funciona" cada cor, mas também as relações entre elas.

Utiliza-se as cores para ampliar ou diminuir um espaço visualmente, apenas como efeito de percepção. As cores claras ampliam, mas detalhes de cores mais intensas por se destacarem, também parecem maiores. E também para viabilizar o conforto térmico. As cores nos causam sensações de frescor, calor, frieza, acolhimento, entre outras sensações.

.

Cientificamente as cores têm mais valor do que se pode presumir inicialmente e um profissional qualificado, fará um estudo do quarto do seu bebê, observará dimensões, posição do sol, conhecerá você e os seus gostos e assim aplicará a melhor cor e tom adequado neste espaço, o que só trará benefícios: estéticos, físicos e psicológicos à você e ao seu bebê.

Quando eu estava no fim da gestação, tinha todas aquelas apreensões de mulher grávida e somente um ambiente no meu ‘apertamento’ conseguia me relaxar de fato : O quarto do meu bebê!


MOBILIÁRIO:

Prefira o mobiliário com menos reentrâncias possíveis, assim evita o acúmulo de pó e facilita a limpeza. Nada de cantos ou quinas vivas, segurança é de vital importância nesta e em todas as fases da vida das crianças.

Mesmo em móveis de linhas retas, deve-se ter o cuidado de observar se as quinas são sutilmente arredondadas, antes de adquiri-los.

É importante que os móveis sejam revestidos com material resistente e lavável.

Fonte: CASA COR 2004 por Max Mello

O BERÇO: O berço é a peça mais importante do quarto, observe o espaço entre as grades, A grade lateral do berço deve ter no máximo um espaçamento de 6,5 cm para evitar que o bebê prenda a cabeça no vão. Gustavo Kuster, gerente do InMetro explica que entre o estrado e as laterais do berço a distância não deve ultrapassar 2,5 cm. “Dessa forma, a criança não tem como prender as mãos ou pezinhos”, explica . Outro ponto fundamental: a altura entre o estrado e a lateral do berço tem de ser, no mínimo, 60 centímetros. “Isso evita que o bebê consiga pular para fora do móvel, quando estiver maior”, diz.

Partes destacáveis ou pontiagudas como as quinas do berço também não são bem-vindas (prefira os modelos com quinas arredondadas). E atenção às rodinhas: se forem quatro (uma para cada pé do berço), é obrigatório um sistema de travamento em duas dela para garantir estabilidade.

Há no mercado berços com sistema anti-refluxo, que permite a elevação do colchão na cabeceira. Isso é ótimo para evitar a regurgitação, comum nos primeiros meses de vida do bebê. No entanto, ele não é imprescindível e mais facilmente se encomendado à um marceneiro que encontrado pronto. Mas o pediatra Francisco Dutra alerta,“Se o bebê for diagnosticado com o problema do refluxo, os pais podem comprar um travesseiro específico para isso ou elevar os pés da cabeceira do berço em 30 graus”.

Teste a tinta do berço, arranhando com a unha ela não pode ser removida. Lembre-se que em alguns meses o bebê estará mordendo tudo. Confirme com o seu marceneiro que a tinta não é tóxica ou seja é livre de metais pesados

Fonte: www.fredimoveis.com.br

Protetores são polêmicos segundo pediatras é mais fácil que o bebê se sufoque com eles do que bata a cabeça nas grades do berço e depois dos seis meses, eles viram degrau para que a criança pule do berço. Fique atenta à segurança.


Fonte: Quarto de bebês CASA Cor PARANÁ


UM BERÇO PARA CADA BEBÊ: Mesmo em bebês gêmeos ou trigêmeos, nada de um berço só, com dimensões maiores. Cada bebê deve ter o seu berço para evitar o risco de que não se enrolem um no outro, deixa-los juntos compromete o conforto e pode causar acidente. Se o quarto for pequeno encomende os berços com medidas menores. Um bom designer de Interiores projetará o móvel adequado e trará a solução sem sacrificar os bebês.


Fonte:www.caras.com.br

CORTINADO ou MOSQUITEIRO: Protege contra insetos, mas fique atenta à sua colocação, deve estar fora do alcance das mãos do bebê para que ele não puxe e se asfixie com a peça, arrume-o sempre que recolocar a criança no berço. Lave-o uma vez por semana. O dos meus filhos eu fiz a parte de filó destacável da peça superior em tecido, assim eu lavava em dias alternados a peça em filó e a peça superior , em matelassê era lavada uma vez por semana. Nada de amaciante ou outro produto com cheiro forte. O ideal é o bom e velho sabão de coco.

COLCHÃO: De acordo com o Instituto Nacional de Estudos do Repouso, os colchões de berço - para pequenos de até 3 anos - devem ser de espuma e ter densidade 18. “O ideal é que ele acompanhe as curvaturas fisiológicas da criança”, orienta o ortopedista Douglas Russo, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. “E é importante usar o bom senso na hora da escolha do modelo”, complementa o especialista. Ou seja: o objeto não deve ser nem muito duro nem muito mole. Quando estiver mais crescida, a criança poderá dormir em um colchão com densidade um pouco maior, próximo aos 23 - valor recomendado para quem tem menos de 50 quilos.



O trocador é indispensável, o armário nem tanto, talvez uma cômoda funcione melhor neste primeiro período de vida, onde as roupinhas não necessitam de cabides.


Fonte: www.caras.com.br

A poltrona de amamentação é também, uma peça muito importante. Posicionada próxima ao berço simplifica o trabalho da mãe. Lembre que este será o principal cantinho de contato mãe e filho, então precisa ser bastante confortável. O ideal é que tenha um apoio confortável para as pernas da mamãe e uma mesinha de apoio para a água, pois enquanto amamenta normalmente a mamãe sente sede e precisa hidratar.

O momento da amamentação é um dos momentos mais belos da relação mãe e filho. A natureza é muito sábia e prepara tudo para que seja perfeito. Dificuldades aparecem, mas consite em superá-las o desafio de ser mãe.


CORTINA: A ideal é a curtinha, logo abaixo do peitoril da janela. Cortinas longas além de acumular mais pó, serão puxadas pelo bebê, no período de engatinhar, o que pode provocar acidente. Como foi dito no tópico iluminação o ideal são as cortinas levinhas, de fácil lavagem e que apenas filtram a luz.. Persianas são mais complicadas de limpar 100% e as de pvc dão ar comercial ao espaço, o que não é interessante.

Brinquedos: Não é novidade que bichinhos de pelúcia e bebê não devem partilhar o mesmo ambiente por infinitas horas. Os bichinhos mesmo sendo laváveis hospedam os indesejáveis ácaros até a próxima lavada. Bichinhos de outros materiais também laváveis, como tecido, borracha atóxica e vinil,são mais bem vindos!

Móbiles com selo de segurança da Abrinq são bem interessantes para momentos de estímulo visual e auditivo e ainda podem se encaixar com perfeição no seu projeto.


Fonte: www.santosesantos.informazione.com.br

A maior importância de um projeto consiste em unir estética e funcionalidade.

Lembre que aquele será o primeiro mundo do seu filho, primeiro elemento de convívio e exploração.

A contratação de um profissional de Design de Interiores bem preparado, administra e soluciona todas as preocupações da futura mamãe conferindo um ambiente tranqüilo, seguro e belo ao novo morador da casa.

Transforme este momento em emoções positivas, nada de se “stressar” à toa. Curta muito, junto ao seu Designer, cada uma das etapas do projeto de ambientação do quarto do seu bebê. Converse, tire dúvidas, não tenha vergonha de verbalizar os seus desejos, desta forma os resultados serão os melhores.

Um grande beijo, um lindo parto e uma vida repleta de emoções felizes ao lado desse ser tão especial que está chegando na sua vida!


ATENÇÃO: Todas as fotos usadas no blog são meramente ilustrativas, as que eu consegui a informação postei as fontes, mas algumas imagens estão 'soltas' na internet. Servem apenas como ilustração das ideias de DESIGN DE INTERIORES.

34 comentários:

  1. Nossa Lu..fiquei com vontade de casar e ter filho so pra vc decorar a minha casa.....mas esse dia vai chegar..kkkkkkk
    Bjs e parabens

    ResponderExcluir
  2. Lu, esta de parabéns seu blog esta lindo tanto quanto os quartos...
    Desse jeito vou querer um bebe também... rsrsr
    Muito lindo, muito lindo, muito lindo...
    Beijos te amo!!!
    Thuane.

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim atualizou isso aqui, hein?

    Ótimas dicas, quartos lindos, mas não tenho vontade nenhuma de ter filhos...rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Amigaaaaaaaaaa, o que vou comentar sobre um projeto lindo , de uma pessoa inteligente , que gosta do que faz , que tem muuuuuuuuiiito bom gosto, o resultado so podia ser isso ai ne? maravilha , eu sou mãe e simplesmente amei tudo o que fez e o que escreveu , e´td de muito bom gosto e as dicas muito claras. Parabens viu!!!
    Te adoro miga
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Renata, é só chamar que eu ambiento tuuudooo pra você!rsrs
    Thuane, em breve vou postar sobre quartos de 'meninas', ta?
    Mô, que bom que gostou das dicas. Vamos terminar o seu quarto?
    Oie Darlene ( Daaaalll kkkk) , como postado, os esses projetos não foram executados por mim, servem apenas como ilustração para o meu texto, viu?Obrigada pelos elogios sobre bom gosto rs BeijOoOO

    ResponderExcluir
  6. Lú,

    Estou apaixonada, pelas dicas.Tirei minhas duvidas, o quarto do Davi, vai ficar lindo, assim que você chegar,vai olhar tudo e me orientar.
    Você é demais!

    Te amo!

    PATY

    ResponderExcluir
  7. Tu ta um luxo viu!!!
    Minha casa qm vai fazer a dcoração é tu!!! rsrsr
    Amigaaaaaaaa saudades!!!!
    bjs
    Jana

    ResponderExcluir
  8. Egoísticamente senti que vc escreveu pra mim!!! Me senti nas nuvens com suas dicas, com as imagens, com a delicadeza e sensibilidade das palavras... enfim, AMEI!!!

    Vc deve continuar escrevendo assim, com o coração, e deve nos presentear com uma pouco mais de sua experiência como mulher e designer!!

    Você é MARAVILHOSA!!!

    Bjos

    Rome

    ResponderExcluir
  9. Paty, Jana e Rom

    Minhas amigas liiindas e que eu mo tanto. Muito obrigada pela visita!
    Jana, pode deixar que seu ap vai ficar a sua cara, liiindo!
    Paty,o quarto do Davi vai ficar liiindo mesmo. Tô chegandoooo. Te amo!
    Rom, vc sabe que este blog está mesmo impregnado de você, entçao nçao se sinta egoísta, se sinta parte dele. Obrigada por tanto amor e vc sabe que ele é recíproco. XeroOoOOoOO

    ResponderExcluir
  10. Lú,
    Simplesmente amei!!!
    Dicas precisas e experientes de uma mãe e profissional no assunto.
    Quando tiver grávidas, vou querer tirar dúvidas com você.
    Parabéns e muito sucesso.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Miga do céu........ deu vontade de ter filho de novo......... lindo de viver... consigo enxergar um pouco de vc nas escolhas... lindo.. de viver.

    ResponderExcluir
  12. Dizer que tudo,absolutamente tudo q vc TOCA se transforma em grandeza, em encanto e beleza. Vc já esta cansada de saber. Portanto, não é de se estranhar o resultado das suas determinações, suas conquistas. Da nisso ai, beleza e luz para os nossos olhos. Por tudo, sou sua fã, te amo, mais uma vez parabéns.....

    ResponderExcluir
  13. Aiii que lindo!

    AMEI LU!

    É muito bom saber dessas dicas nesse periodo tão importante.. que é gerar um bebê..

    É uma fase linda, muito especial, agora que tou passando por ela posso sentir perfeitamente o amor de uma mãe para um filho, e quanto ele é grandioso.

    É algo divino.. que é dificil explicar.. só mesmo sentindo..


    Parabéns lu! =)

    Ass: Kaline Nícoly.

    ResponderExcluir
  14. Lindona! Amei os seus quartos, suas dicas e as suas decorações... Você projeta com uma simplicidade refinada, tons suaves, iliminação perfeita e traços que agradam a todos. Esse projetos poderiam estar tranquilamente circulando no eixo Rio/SP/NY. VOCÊ É UM LUXO!!!! Vou recomendá-las às minhas amigas. Se eu ficar por aqui, o quarto da Bu será projeto seu.PARABÉNS!!!
    Carla Monteiro

    ResponderExcluir
  15. Nossa estou maravilhada com seu trabalho...
    estou gravida de quatro meses e já começo a pensar no quartinho,no que devo comprar...e ver todas essas lindas fotos me deu muitas idéias...obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Gente!

    Muito obrigada pelo carinho e elogios.

    É muito bom saber que estou ajudando à várias mamães.

    Não esqueçam de divulgar meu blog e assinar os comentários.

    Tudo o que escrevo no blog é generalizado para determinados segmentos projetuais. No meu trabalho configuro cada projeto de modo personalizado às necessidades daquele usuário em especial.Verifico posição solar em relação à construção, ventilação, estilo, disponibilidade orçamentária, entre outras necessidades de cada mamãe. Se alguém se interessar pelo meu trabalho é só enviar e-mail para: luciana._galvao@hotmail.com

    Usem sempre no campo assunto a frase BLOG MUDANÇA INTERIOR, assim identifico que não é vírus.

    Beijo à todas, uma gravidez linda, feliz e um ninho todo especial criado com muito amor para o seu bebê!

    ResponderExcluir
  18. cara Luciana!
    O artigo está ótimo!!
    Meus parabens!!
    Clarissa

    ResponderExcluir
  19. Olá ,gostaria de saber quanto pagaria para ter um projeto de quarto de bebe?
    Meu email : aycasa2004@yahoo.com.br
    Angel 99610300
    Grata

    ResponderExcluir
  20. Muito bom vim aqui no seu cantinho...
    É lindo!

    ResponderExcluir
  21. Que cantinho mais perfeito.

    Bom estou gravida de 4 meses e nao to querendo saber o sexo, vc tem alguma ideia !!!

    meu e-mail:
    aliane.medeiros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Lú, estou de 4 meses e estou super ansiosa pra começar a decorar o quartinho do meu anjo.Não sei o sexo ainda, mas minha GO disse que tem quase certeza que é um menino.A-M-E-I estas dicas suas, super práticas. Você está de parabens!!!!
    BJUssss brigadão!!!!

    Fernanda
    fernanda.pelegrini25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Meus sinceros agradecimentos à Clarissa, Aliana, Fernanda e à todos os que postam seus comentários.
    Aproveito o momento para me desculpar pela falta de posts, mas é que tenho trabalhado taaantoo que mal tenho tempo para respirar.
    Meus projetos são sempre embasados teoricamente e graças a Deus 2010 choveeeu de projetos.
    Beijo imenso à todos que de alguma forma admiram o meu trabalho e meus desejos de um novo acho cheinho de saúde, paz e maravilhosas conquistas ao lado dos seus bebês.

    ResponderExcluir
  24. oi Luciana. Preciso de uma parceria.
    www.mariohwinner.com.br
    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Luciana
    Estou encantada com seu trabalho.
    Gostaria a principio de saber se o mosqueteiro que sai do teto é acoplado a um lustre ou vem do teto com acabamento em gesso. Você pode me explicar?
    Grata
    Kalina

    ResponderExcluir
  26. Gosto do blog e sigo!
    Segues-me?
    :D

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pelo post.. muito completo, não so do ponto de vista arquitetônico, como também com dicas para o bebe e sua saúde.

    Favor, você tem fotos usando móbiles em forma de balão? e também gostaria de saber como funciona aquele lustre com mosqueteiro.
    macleitiane@hotmail.com
    Novamente parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Macleitiane,
      Obrigada pelos elogios.
      Na verdade não é um lustre, é um rebaixe de gesso com iluminação interna, que pode ser feita com fita de led.
      Os projetos que ilustram esse post não são meus, apenas o texto ;) Beijão

      Excluir
  28. Obrigada, Mac!
    O profissional de Design de Interiores deve sempre estar comprometido com o todo, em cada projeto. A saúde do cliente é fator primordial na hora de projetar.
    Não tenho fotos usando móbiles em forma de balão. Acredito que os móbiles devam ser elemento de estímulo, que só são colocados no campo de visão do bebê na hora de brincar, então evito colocá-los na ambientação. Uso-os, normalmente, com a possibilidade de retirada depois que a brincadeira acabou.
    O "lustre" na verdade é um projeto de gesso com iluminação interna feita por mangueira. Hoje estamos usando mais os leds(em tom neutral), que são consideravelmente mais onerosos, mas em compensação têm uma vida útil que vale à pena o investimento.

    ResponderExcluir
  29. MEU NOME É VANESSA TENHO 25 ANOS ESTOU GRAVIDA
    DE 4MESES AMEI AS DICAS FIQUEI BEM MAS TRANQUILA EM RELAÇÃO AO QUARTO JA TENHO O GUARDA ROUPAS BERÇO BANHEIRA COM PÉ FALTA COMPRAR A COMODA E A POLTRONA VOU BOTAR FAIXA NO QUARTO QUERO BOTAR MOSQUITEIRO DE TETO GOSTO MUITO, AMEI OS QUARTOS, MUITO OBRIGADA PELASS DICAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      Que maravilha!
      Espero que seu bebê já esteja aproveitando o quartinho.

      Excluir
  30. Prezada Lu,

    Parabens pelas decorações, uma mais linda que a outra. Na ultima foto, num quarto feminino, existe um móbile com várias libelulas. Por favor, onde encontro este móbile? Meu e-mail é flavia@wtadvogados.adv.br No aguardo, Obrigada Flávia oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia,
      O projeto da foto não é meu, somente os textos.
      Não sei onde pode adquirir o móbile.
      Abraços

      Excluir